Ferramentas para organizares o teu dia-a-dia

Decidi partilhar convosco aquelas que são as ferramentas que tenho vindo a utilizar para organizar o meu dia e o meu trabalho com a Outdare.

As sugestões que aqui deixo são meramente pessoais, o que significa que podem encontrar outras vantagens ou propósitos nas mesmas aplicações mas ficam as minhas sugestões.

Para manter a informação sucinta e simples organizei isto em categorias

  • Comunicação
  • Gestão de Projetos / Tarefas
  • Gestão de Ficheiros
  • Gestão do Tempo
  • Gestão da Informação

Para cada uma destas categorias, listo um conjunto de ferramentas para as quais existem duas colunas, gestão pessoal ou profissional, onde distribuo o que acho que cada uma tem de melhor.


Comunicação


Na Outdare somos fãs do Discord porque combate os limites da versão gratuita do Slack. Contudo, são duas excelentes ferramentas de comunicação por chat. Ambas são organizadas por canais onde podemos distribuir por temas ou projetos. Para eliminar um pouco a barreira do “Ouviste o que eu disse?” ou “Posso ligar agora?”, em “casa” também damos a uso de um chat para organizarmos algumas comunicações importantes.

Pessoal

Partilha de informação

Organização da comunicação

Comunicação rápida

Profissional

Comunicação rápida

Reuniões por voz com partilha de ecrã

Organização da comunicação

Gestão de Projetos e Tarefas

O Asana é uma excelente ferramenta para gestão pessoal e profissional do nosso dia-a-dia, semana, mês ou ano. Trabalha com várias formas de organização (lista, quadro e/ou calendário) e está disponível tanto em browser como em aplicação para o telemóvel. Não substitui o e-mail mas é excelente para melhorar a comunicação.

Pessoal

Lista de compras partilhada

Objetivos da semana

Tarefas do dia

Profissional

Tarefas partilhadas

Informação partilhada (links, fotos, etc..)


Gestão de Ficheiros


Das aplicações de storage na Cloud, é sem dúvida para mim a mais útil e simples de utilizar. Tiro especialmente partido desta porque também sou utilizador de Gmail tanto a nível pessoal como profissional.

Pessoal

Contas partilhadas

Organização das leituras pendentes

Acessível a partir de qualquer sítio a qualquer hora

Profissional

Gestão documental partilhada

Partilha de documentos com Clientes

Desenvolvimento de documentos em conjunto


Gestão do Tempo


Aqui, a escolha mais óbvia seria o Google Calendar. Não deixarei de referir o calendário como uma ferramenta muito importante mas uma das coias que aprendi com a experiência sobre a minha gestão do tempo, é que o Calendário torna-se inútil se eu tiver a noção errada do tempo que levo a fazer as coisas.

Toggl é um cronómetro para as nossas tarefas. Confesso que a nível pessoal uso pouco, a não ser para registar algumas tarefas importantes, como por exemplo a produção de conteúdo. A nível profissional é quase imperativo a presença e uso do Toggl na nossa equipa.

Pessoal

Noção do tempo para determinadas tarefas

Profissional

Registo de tarefas

Relatório de tempo gasto por tarefa ou projeto

Relatório de tempo gasto por cliente

Não poderia deixar de referir o Google Calendar. Uma das ferramentas que mais uso para organizar o meu dia-a-dia, semana, meses ou anos. Sobretudo para os Aniversários, agora que não utilizo Facebook.

Pessoal

Lembretes

Organizar tempo para mim e para os mais chegados

Organizar tempo para a casa

Profissional

Organizar o meu tempo de trabalho e o da equipa

Agenda partilhada de reuniões

Relatório de tempo gasto por cliente


Gestão de Informação


Por último, e não menos importante, uma forma de gerir a informação. Para quem não gosta de ter muitas aplicações e quer seguir as minhas sugestões, o Asana também é uma boa aplicação para isto. Eu tenho o hábito de usar aplicações diferentes para propósitos diferentes e, por isso, deixo aqui mais uma alternativa para gestão de informação.

Pessoal

Transformar notas em Lembretes

Guardar Autores que gosto de ler com frequência

Registar ideias para trabalhar mais tarde

Profissional

Organizar cursos ou material de investigação

Organizar Notas

Organizar leituras para mais tarde


Qualquer questão em que eu possa ajudar sobre estas aplicações, estarei disponível através dos contactos habituais ou pelo Chat que se encontra no canto inferior direito deste site.