Que infraestrutura preciso para alojar o meu site?

 Photo by Jordan Harrison on Unsplash 

O primeiro desafio que temos quando queremos instalar um site para o nosso negócio, é a sua infraestrutura. Um desafio muito simples, até porque muitas vezes o que precisamos é apenas de um site e um par de e-mails, mas que tende a complicar se não soubermos exactamente o que estamos a fazer.

Então e a infraestrutura não depende do tipo de site que eu quero?

Sim, mas antes de dimensionarmos a infraestrutura, comecemos por esclarecer os vários componentes que lhe são inerentes. Muitas vezes deparo-me com clientes com infraestrutura e despesa a mais para aquilo que realmente necessitam. A infraestrutura de um site é essencialmente composta por duas coisas:

  • Nome: Um domínio, como por exemplo fbsoares.pt, que é necessário registar e através do qual os utilizadores podem entrar no meu site;
  • Alojamento: Um serviço composto por um “servidor web” e geralmente também com um “servidor de nomes”, um “servidor de e-mail” e um com um determinado espaço alocado em Gigabytes;

Então e eu posso ter um domínio e não ter um alojamento?

Na prática o Alojamento é sempre necessário, mas temos várias formas de subscrever esse serviço. Quando queremos o nosso site em plataformas Cloud como por exemplo Squarespace ou WIX, apesar de ser um site mais caro, essas plataformas disponibilizam um serviço de alojamento incluído e, por isso, nesse caso pode não ser necessário alugar um pacote de alojamento.

E os e-mails?

A mesma coisa. Hoje em dia, também já existem soluções na Cloud como o GSUITE da Google ou o ZOHO que disponibilizam um serviço de e-mails para o qual apenas é necessário apontar o domínio. Desta forma, não é necessário alugar um pacote de alojamento.

leia também:   Tenho um POS e quero vender online

Sendo assim, por passos, aquilo que podemos fazer é:

Solução 1

+- 550€ / ano

  • Registar o domínio (custa +- 14€ / ano) num provedor de serviço. Pela minha experiência pessoal e profissional aconselho a consultar a PTISP.pt
  • De seguida, registar uma conta GSUITE (tem o custo de 5€ / mês / e-mail) para ter os seus e-mails e seguir passo a passo as configurações. Se tiver dificuldade, pode contar com a ajuda da PTISP para fazer a configuração;
  • Por fim, registar o seu site numa plataforma Cloud ,como por exemplo no Squarespace e seguir as instruções para configurar o domínio. Mais uma vez, se tiver dificuldade, pode contar com o excelente helpdesk da PTISP para fazer a configuração.

Mas eu preciso de ter os meus e-mails em GSUITE?

Não. Nesse caso, teremos que pensar num pacote de alojamento que possa alojar os e-mails e nesse caso a minha sugestão é seguir estes passos:

Solução 2

+- 414€ / ano

  • Escolher um pacote de alojamento num provedor de alojamento.
  • Registar o domínio e o pacote de alojamento nesse provedor;
  • Por fim, registar o seu site numa plataforma Cloud, como por exemplo no Squarespace e seguir as instruções para configurar o domínio.

Mas numa plataforma Cloud eu não consigo configurar o meu site como quero ou desenvolver um de raiz. Além disso, se eu quiser mais do que um site, fica caro. Nesse caso, como posso fazer?

Então, devemos também aqui pensar num pacote de alojamento que, conforme o tipo de site, o espaço que pode ocupar e a utilização dos e-mails, pode variar. Nesse caso sugiro fazer o seguinte:

Solução 3

+- 120€ a 300€ / ano

  • Decidir se quer os seus e-mails no alojamento próprio (incluido no preço do pacote) ou subscrever uma conta GSUITE (+5€ / mês / e-mail);
  • Escolher um pacote de alojamento num provedor de alojamento;
  • Registar o domínio e o pacote de alojamento nesse provedor
leia também:   Tenho um POS e quero vender online

Se precisar de mais algum esclarecimento, não hesite em contactar-me através do Chat disponível no canto inferior direito desta página.

Tags: